Untitled Document

 


“As Relações entre a Sociedade Civil e o Estado”

É o título do livro do escritor guineense Ricardino Dumas Teixeira, que será lançado amanha dia 22 do mês em curso aqui em Bissau, informou hoje a Rádio Jovem o próprio mentor da iniciativa. O livro, conforme lê-se na nota introdutória, trata-se de um trabalho de pesquisa do autor depois de três anos de trabalho no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau, o que lhe proporcionou bagagem e conhecimento sobre as relações entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde. De acordo com o prefácio, a obra é uma visão de dentro das duas sociedades africanas, a Guiné-Bissau e Cabo Verde, enfatizando que os dois países que, sem produção industrial e sem recursos naturais a serem explorados pelo capital internacional, conseguiram debelar e erguer-se como uma economia de subsistência.

Em declarações a Rádio Jovem, Ricardino Dumas Teixeira, realçou a contribuição no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) na materialização do seu projeto.

“É uma obra relativamente pioneira com mais de 519 páginas que alguma forma procura problematizar as mais recentes relações históricas entre dois estados irmãos, particularmente evidenciando percepções, modelos de estado, sociedade civil e a própria concepção da democracia em Cabo-Verde e a Guiné-Bissau”, referiu ainda o autor do livro. A análise revelou a presença de grupos que se configuravam para além do sistema social e político, com presença e visibilidade nos dois países. O livro também problematizou a inserção desses grupos na formação da sociedade civil e discutiu em que medida os suportes teóricos e conceituais produzidos em contextos outros foram suficientes no contexto dos países em pauta. Ouvido pelo repórter Cláudio António Rumal, Ricardino Dumas Teixeira, disse que espera que haja reação dos públicos com a vista a melhorar o seu trabalho.

“Eu espero que meu trabalho seja observados muito bem pelo povo guineense para que em conjunto podemos melhora-lo, trazendo cada vez um produto de qualidade”, rematou Dumas Teixeira. Ricardino Dumas Teixeira possui graduação em Ciências Sociais com habilitação Complementar em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

É professor-adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), lotado no Instituto de Humanidades e Letras e no Curso de Bacharelado em Humanidades (IHL-BHU). Atualmente desenvolve pesquisa e estudo comparativo na área de Sociologia e Ciência Política, com realce em Sociologia Política e Sociedades Africanas, interessado particularmente em desenvolver estudos e abordagens em alguns temas sociológicos e políticos, tais como: democratização, sociedade civil, estado, África, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil. É autor do livro "Sociedade Civil e Democratização na Guiné-Bissau, 1994-2008".

 

primeira rádio em FM guineense disponível na Internet! Fomos, somos e seremos a primeira rádio em FM guineense disponível na Internet!
A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude! A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Web radio, radio On-Line, Emissão On-Line da Guiné-Bissau
Rádio Jovem
Com:
RJ BISSAU
e
24/24 e 7/7 online
OUVIR A RADIO JOVEM, GUINE BISSAU, CULTURA, DESPORTO, MUSICAS, NOTICIAS DA GUINE-BISSAU
RADIO JOVEM, A ESTACÃO ON-LINE DA GUINE BISSAU, AJUDAS, DESENVOLVIMENTO, COMBATE A POBREZA, CULTURA AFRICANA, MUSICAS, VIDEOS