Untitled Document

 


Catarina Furtado embaixadora da FNUAP está de visita ao país

A atriz e apresentadora da televisão portuguesa, Catarina Furtado, foi aplaudida esta sexta-feira fora dos palcos em Bafatá, leste do país, pela sua "contribuição para o parto seguro" naquela região.

Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Catarina Furtado tem ajudado as populações das regiões de Oio, Gabu e Bafatá ao longo dos últimos seis anos, através de campanhas de angariação de apoios para a melhoria das condições de assistência medica.

Mulheres e crianças são as principais beneficiárias das campanhas desenvolvidas em Portugal em nome do FNUAP e com o apoio da Cooperação Portuguesa.

Catarina Furtado entregou hoje às autoridades sanitárias de Bafatá mais um conjunto de equipamentos médicos, biombos e medicamentos e na ocasião recebeu elogios do régulo Seco Sidibé, do governador regional, Abdu Sambu, e da própria secretária de Estado da Administração Hospitalar, Maria Có.

Se em 2010 o número de partos por cesariana no hospital de Bafatá não ultrapassava os 40 por ano, em 2015 houve 209 partos por intervenção cirúrgica no bloco operatório construído com fundos mobilizados pela celebridade portuguesa.

Emocionada, Catarina Furtado enalteceu a solidariedade da população portuguesa que tem apoiado as campanhas, destacando ainda que os dados mostram uma redução da mortalidade materna durante o parto nas zonas apoiadas, em contraste com o resto do país.

Todos enalteceram a "contribuição de Catarina Furtado para o parto seguro" no hospital regional de Bafatá, sobretudo com a entrada em funcionamento do bloco operatório da maternidade onde em três anos de funcionamento quadruplicou o número de partos por cesariana.

O mais recente Inquérito aos Indicadores Múltiplos, relativo a 2014 e realizado pelo Ministério da Saúde guineense e pelas Nações Unidas, aponta para um aumento da taxa da mortalidade materna no país, situando-se em cerca de 900 mortes por cada dez mil mulheres.

 

primeira rádio em FM guineense disponível na Internet! Fomos, somos e seremos a primeira rádio em FM guineense disponível na Internet!
A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude! A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude!
OUVIR A RADIO JOVEM, GUINE BISSAU, CULTURA, DESPORTO, MUSICAS, NOTICIAS DA GUINE-BISSAU
RADIO JOVEM, A ESTACÃO ON-LINE DA GUINE BISSAU, AJUDAS, DESENVOLVIMENTO, COMBATE A POBREZA, CULTURA AFRICANA, MUSICAS, VIDEOS
Web radio, radio On-Line, Emissão On-Line da Guiné-Bissau
Rádio Jovem
Com:
RJ BISSAU
e
24/24 e 7/7 online

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player