Untitled Document

 


Disputa a liderança do Supremo Tribunal de Justiça

O Presidente cessante do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanha exortou hoje (21 de Março) a classe política para manter-se serena equidistante no processo eleitoral da instituição que terá lugar no dia 4 do mês de Abril próximo, evitando assim atitudes que possam pôr em causa a transparência do processo.

Na disputa a liderança do Supremo Tribunal de Justiça está o Presidente cessante e o juiz conselheiro, Mamadu Saido Baldé e nelas votam apenas onze juízes conselheiros e sete desembargadores.

Dirigindo esta terça-feira a imprensa a margem da apresentação pública da moção da candidatura, Paulo Sanha, disse que esta confiante na sua reeleição para poder continuar a garantir na independência, dignidade e coesão interna da magistratura do país.

“Nós não temos sinais concretos, mas dada a circunstância que estamos a viver no país, é fácil imaginar que vai suscitar muito interesse da classe política com vista apoiar um dos candidatos, mas apesar disso espero merecer o apoio dos meus colegas para minha reeleição”, declarou o Presidente cessante aos jornalistas.

Apesar de reconhecer que instabilidade política institucional afetou o seu primeiro mandato na consecução das políticas em benefício do judiciário, Paulo Sanha disse que a sua candidatura continuará a contribuir para uma verdadeira independência dos magistrados.

“Esta candidatura não eximirá de prosseguir diligências junto do Executivo para melhoria de condições de trabalhos nos tribunais, nas delegacias do ministério público e concretização dos direitos dos magistrados consagrados nos estatutos”, realçou ainda Sanha.

Ladeados por alguns juízes conselheiros, Paulo Sanha, garantiu que a sua candidatura continuará na linha da frente em defesa intransigente da independência do poder judicial, separação dos poderes face ao poder político e concretização de estado de direito democrático.

Na corrida para eleição do vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça na lista de Paulo Sanha esta o Rui Nené que foi vice-presidente da instituição no primeiro mandato.

Osíris Ferreira e Fernando Jorge Ribeiro, são candidatos independentes a vice-presidente do supremo tribunal de justiça que as eleições no dia 4 de Abril.

A outra candidatura de Mamadu Saido Baldé encarna o projeto de mudança que diz romper com o conformismo, com vista a promover melhores condições de trabalho nos tribunais.

No seu discurso de apresentação da sua candidatura, não poupou críticas a presidente cessante do supremo tribunal de justiça e tem como vice-presidente, Fernando Té.

 

primeira rádio em FM guineense disponível na Internet! Fomos, somos e seremos a primeira rádio em FM guineense disponível na Internet!
A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude! A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Web radio, radio On-Line, Emissão On-Line da Guiné-Bissau
Rádio Jovem
Com:
RJ BISSAU
e
24/24 e 7/7 online
OUVIR A RADIO JOVEM, GUINE BISSAU, CULTURA, DESPORTO, MUSICAS, NOTICIAS DA GUINE-BISSAU
RADIO JOVEM, A ESTACÃO ON-LINE DA GUINE BISSAU, AJUDAS, DESENVOLVIMENTO, COMBATE A POBREZA, CULTURA AFRICANA, MUSICAS, VIDEOS