Untitled Document

 


BCEAO divulga documento quadro da inclusão financeira na zona UEMOA

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) realizou no dia 26 de Setembro de 2016, ateliê nacional de divulgação do chamado Documento-Quadro’ da política e estratégia regional da inclusão no seio da União Económica Monetária Oeste Africana.

O referido encontro de trabalho teve lugar na agência principal do BCEAO em Bissau, e contou com participação de diferentes instituições públicas e privadas ligadas ao setor, bem como dos parceiros técnicos e financeiros do banco central.

Ateliê realizou-se no quadro da preparação da organização de mesa redonda com os parceiros técnicos e financeiros, prevista para Outubro próximo em Dakar, visando a mobilização de recursos para financiar acções preconizadas na estratégia regional da inclusão financeira.

Zenaida Cassamá, Conselheira do Director Nacional do BCEAO, presidindo o ato, disse que inclusão financeira tornou-se num elemento catalisador do crescimento económico, um instrumento vital para alavancar a economia e consequente redução da pobreza e da desigualdade social.

O documento visa criar uma visão partilhada da inclusão financeira a nível da zona UEMOA e definir as prioridades para a promoção de acesso das populações aos serviços financeiros nos próximos cinco anos, explicou Cassamá.

Os participantes no ateliê defenderam a definição de uma estratégia nacional de inclusão económica, tendo em conta que a maioria dos países da União Económica Monetária Oeste Africana já dispõe das respectivas estratégias.

Para o presidente da Associação Profissional do Sistema Financeiro Descentralizado, Ivo Sulai Baldé, a Guiné-Bissau tem um sistema de micro-finanças um pouco atrasado em relação a dos países membro da UEMOA, por isso, não se adoptou ainda uma estratégia, optando por uma política nacional baseada num documento director como a primeira fase para elaborar uma estratégia nacional.

Relativamente ao novo modelo financeiro que BCEAO pretende implementar na zona UEMOA, Baldé considera que constitui uma grande oportunidade para micro-finanças.

Durante o ateliê abordou-se a metodologia adoptada na elaboração do Documento-Quadro da política e estratégia regional da inclusão financeira na UEMOA.

O ponto de situação da inclusão financeira na União, assim como os principais desafios e componentes da estratégia de inclusão financeira.

 

primeira rádio em FM guineense disponível na Internet! Fomos, somos e seremos a primeira rádio em FM guineense disponível na Internet!
A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude! A globalização exige tudo de nós, vamos segui-la, representando a juventude!
OUVIR A RADIO JOVEM, GUINE BISSAU, CULTURA, DESPORTO, MUSICAS, NOTICIAS DA GUINE-BISSAU
RADIO JOVEM, A ESTACÃO ON-LINE DA GUINE BISSAU, AJUDAS, DESENVOLVIMENTO, COMBATE A POBREZA, CULTURA AFRICANA, MUSICAS, VIDEOS
Web radio, radio On-Line, Emissão On-Line da Guiné-Bissau
Rádio Jovem
Com:
RJ BISSAU
e
24/24 e 7/7 online

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player